Editorial / Editor’s note
Prezado(a) leitor(a),
Com singular alegria celebramos a segunda edição da Revista Medicina e Saúde. Seu lançamento é coroado com a transformação da organização acadêmica do Claretiano – Faculdade, em Claretiano – Centro Universitário, após um longo ciclo de maturação institucional, concluído com nota máxima conquistada em avaliação realizada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), no final do primeiro
semestre deste ano.
A partir da nova configuração institucional, a pesquisa toma maior vulto, dividindo a atenção com os pilares do ensino e da extensão. Nessa confluência, o Programa de Iniciação Científica (PIC) é implantado, dando origem a dezenas de novos projetos de investigação, capitaneados por professores experientes que orientarão parte do corpo discente no seu primeiro percurso na esfera da produção científica. Paralelamente à implantação do programa institucional, o Claretiano é ainda contemplado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) – ambos vinculados à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), com a concessão de bolsas destinadas à comunidade educativa.
O panorama de conquistas obtidas em curto espaço de tempo nos autoriza a projeções animadoras. A solidez da Missão e Projeto Educativo Claretiano (PEC), a sua Carta de Princípios, a ampliação significativa da infraestrutura do campus, a melhora da qualidade do ensino, a criação e expansão de Grupos de Pesquisa e Projetos de Extensão possibilitarão descobertas na seara do conhecimento especializado, que, comunicadas à sociedade, poderão contribuir para a melhora da qualidade de vida da população.
Boa leitura!
Prof. Me. Rafael Archanjo
Coordenador Geral de Pesquisa e Iniciação Científica