Medicina e Saúde

Editorial / Editor’s note

Prezado leitores,

A Revista Medicina e Saúde chega ao seu sétimo número, simultaneamente à crise provocada pelo COVID-19. O coronavírus tem provocado disrupções profundas em nossa realidade, forçando-nos a novas formas de vivenciar as relações humanas, sociais, trabalhistas e de outras naturezas.

Se o presente momento nos desafia em diversas dimensões e esferas, por outro lado, contribui para repensarmos a importância da Ciência como patrimônio de todas as formas de vida e a necessidade de investimentos significativos nesse âmbito. Trazendo para uma perspectiva local, tal reflexão ganha maior importância ao considerarmos que, no Brasil, além dos representativos cortes no orçamento dirigido à pesquisa, toma força uma corrente que busca o descrédito da Ciência, tendo esta sido constantemente preterida por convicções pessoais sem sustentação, bem como por objetivos políticos orquestrados por atores interessados na distorção do pensamento coletivo. Sem sombra de dúvidas, se há algo que possa nos ajudar a superar a catástrofe do momento presente, somente virá por meio da Ciência e da Pesquisa.

Nesse contexto, a atual edição da Revista Medicina e Saúde apresenta trabalhos que abordam problemas dos campos da Terapia Ocupacional, da Medicina, da Biomedicina e da Nutrição. Fruto do esforço de docentes e estudantes, pesquisadores mais experientes e pesquisadores iniciantes, os trabalhos que integram a edição representam um esforço de afirmação da Ciência como um valor indispensável para a continuidade da vida na terra, bem como para a qualidade de vida dos seres viventes.

Boa leitura!

Prof. Rafael Archanjo
Coordenador Geral de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão

Publicação completa