Editorial / Editor’s note
Prezados leitores,
É com satisfação que partilhamos com vocês o Dossiê: Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIPs), da Revista Medicina e Saúde, do Claretiano – Centro Universitário.
Historicamente, as DIPs se destacam entre as causas de morte no Brasil e no mundo. Dá-se a essas doenças relevante importância pelo seu impacto social e epidemiológico, pois estão diretamente associadas à pobreza e à má qualidade de vida. O reaparecimento de doenças que se consideravam controladas está em evidência, assim como a identificação de novos agentes infecciosos, configurando as doenças emergentes e reemergentes.
Temos visto ao longo dos anos de estudos que os microrganismos estão cada vez mais adaptados a condições desfavoráveis do ambiente, a exemplo de diversos destes com potencial de causar infecções hospitalares, desenvolver resistência a antimicrobianos e se disseminar sob a forma de pandemia, como vemos atualmente com a Covid-19 (SARS-CoV2).
Diante da grande relevância desses agentes e suas doenças, elaboramos junto aos discentes a construção desse dossiê de revisão, embasado em literatura específica, que comprova a importância de estudos nessa complexa área de conhecimento.
Desejo a todos uma boa leitura!
Profa. Dra. Débora Laís Justo Jacomini
Professora do Claretiano – Centro Universitário de Rio Claro-SP
Coordenadora do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Doenças
Infecciosas e Parasitárias