Medicina e Saúde

Editorial / Editor’s note

Caros leitores,

É com grande satisfação que apresentamos a mais recente edição da nossa revista. Este número abrangerá uma gama diversificada de temas relevantes, proporcionando uma leitura enriquecedora e informativa. 

Nesta edição, destacam-se um estudo relativo ao atendimento acessível de pessoas com surdez nos diversos campos de atuação do profissional de saúde e outro sobre a surdez como sequela da COVID-19. Outros impactos da pandemia de COVID-19 também serão retratados, como no desenvolvimento infantil, e a importância da terapia ocupacional nessa faixa etária. Ademais, serão apresentadas intervenções da terapia ocupacional em crianças com dificuldade na escrita.

Serão abordados aspectos de saúde pública, desde a caracterização da assistência pré-natal no Sistema Único de Saúde brasileiro e a monitorização ambulatorial da pressão arterial até considerações da qualidade de vida e resiliência em pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Completam o volume um estudo relacionado aos benefícios do uso de toxina botulínica no tratamento de hiperidrose e outro que trata do uso de ácido hialurônico associado ao microagulhamento no tratamento de fotoenvelhecimento.

Ao fecharmos esta edição, reafirmamos nosso compromisso em fornecer conhecimento atualizado e relevante. Agradecemos a todos os autores, por suas contribuições excepcionais, e esperamos que este material seja uma fonte valiosa de informações para a comunidade científica e os profissionais de saúde.

Cordiais saudações,

Profa. Dra. Tamires dos Santos
Coordenadora de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão
do Claretiano – Centro Universitário de Rio Claro.

Publicação completa