Editorial / Editor’s note
Caros leitores,
A presente edição da Revista Medicina e Saúde aborda temas de extrema relevância para a prática clínica, a pesquisa científica e as políticas de saúde, refletindo sobre os desafios contemporâneos e os avanços que impactam diretamente a vida de pacientes e profissionais da saúde.
Nesta edição, será abordada a comunicação de más notícias, que é um tema que perpassa as práticas profissionais da saúde, sendo particularmente desafiadora no contexto da perda perinatal. Também serão apresentados dados relativos à incidência da Tuberculose no Município de Rio Claro/SP, permitindo uma reflexão sobre ações de saúde pública voltadas para o enfrentamento dessa doença.
No âmbito da Patologia, destacam-se estudos sobre novas abordagens diagnósticas e terapêuticas do Ependimoma Infantil, um raro tipo de tumor, além da abordagem nutricional da Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica.
Completam o volume estudos no campo da Psicologia, através da análise da utilização de testes projetivos na avaliação psicológica na área forense e exploração sobre a relação entre traços de personalidade e a escolha da profissão.
Ao explorar temas tão diversos e atuais, esta edição da Revista Medicina e Saúde reforça a importância de um olhar atento, crítico e informado sobre as questões que afetam a saúde pública, o cuidado individual e a formação do profissional de saúde. Agradecemos a todos os colaboradores e leitores que tornam possível essa troca de saberes, e seguimos comprometidos em promover uma discussão cada vez mais qualificada e inclusiva sobre os temas que impactam nossa sociedade.
Cordiais saudações,
Profa. Dra. Tamires dos Santos
Coordenadora de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão
do Claretiano – Centro Universitário de Rio Claro.